
Nome científico: Anodorhynchus leari
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Peso: Pesa 940 gramas.
Tamanho: Chega até 75 cm de comprimento.
Coloração: É parecida com a Arara-azul-grande(Anodorhynchus hyacinthinus), mas é bem menor, sua plumagem é menos brilhante
Bico: A mancha amarela que a arara-azul-grande e a arara-azul-de-lear têm junto ao bico é maior na arara-azul-de-lear
Habitat: Vive numa região extremamente restrita do sertão baiano, nos desfiladeiros da Reserva Ecológica Raso da Catarina, próximo à cidade de Paulo Afonso, no norte do sertão baiano. E também na Reserva Biológica de Canudos, no mesmo estado (BA).
Estimativa de vida: Aproximadamente 47 anos em cativeiro ou na natureza. As araras-azuis (todas) monógamas, que ficam com o mesmo par pelo resto de sua vida, assim como a maioria dos psitacídeos.
Alimentação: Alimentam-se principalmente dos coquinhos da palmeira Licuri (Syagrus coronata), que apanha pousando nas folhas ou até mesmo no chão, e dos frutos da Braúna. Ultimamente eles têm se acostumado a comer milho verde.
Reprodução:
Período do ano: Qualquer época.

Período de incubação: 35 dias.
Quantos ovos: 2 ovos.
Meu comentário: Adoro Araras-azuis, acho todas perfeitas! E quem me pediu pra fazer essa "Ficha do Animal" também acha, e quem me pediu, foi a minha irmã Amanda que tem esse blog: http://amandafamateens.blogspot.com.br/! Não deixem de visitar é muito bonito! Clicando aqui você pode ouvir o lindo canto dessa ave!
Larinha!! Obrigada pela divulgação! Fiquei muito feliz em você ter feito a Ficha do Animal da Arara Azul! Não sabia que eles colocavam dois ovos!
ResponderExcluirObrigada, beijinhos Amanda!