terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pura Ciência...

Microorganismos

         Os microorganismos estão em toda a parte, por isso só podem ser vistos com a ajuda de lentes especias de um microscópio. Existem vários tipos de microorganismos, como bactérias e fungos. 
         Muitas espécies de bactérias vivem em nosso intestino e contribuem para a nossa saúde, por exemplo, produzindo vitaminas necessárias à nossa saúde. Usando determinadas bactérias que agem sobre o leite, o ser humano produz queijo e iogurte. 
        Alguns tipos de fungos servem para decompor matérias orgânicas, outros são usados como fermentadores na fabricação de pães, bolos e biscoitos. O fermento biológico, por exemplo, é um tipo de fungo conhecido como levedo. Os levedos se alimentam de farinha e produzem o gás carbônico, fazendo a massa do pão crescer. 
        As leveduras são empregadas também na fabricação do álcool, que utilizamos como combustível para automóveis e em algumas bebidas. 
        Os microorganismos são muito importantes para a existência na vida na Terra. mas alguns deles causam doenças nos seres vivos. Esses microorganismos patogênicos e provocam doenças como: micosespneumonia, cólera, hepatite, etc. Algumas doenças podem ser prevenidas como vacinas e uma boa alimentação, mas outras precisam de medicamentos para ajudar a combatê-las.
        Graças ao trabalho do homem e a determinados fungos, contamos com poderosos medicamentos, os antibióticos para curar doenças causadas pelos microorganismos patogênicos. O primeiro antibiótico foi descoberto em 1929 pelo cientista Alexander Fleming, quando estava fazendo um experimento com bactérias. Fleming deu ao antibiótico  descoberto o nome de "Penicilina", pois ele é o remédio fabricado por um fungo chamado Penicílium.

Fonte: Caderno de Ciências do 4º ano do Colégio Marista Dom Silvério
        
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário