domingo, 30 de setembro de 2012

Listas de Espécies Ameaçadas

A World Wildlife Fund (WWF) é uma das maiores organizações ambientalistas do mundo, e criou a "Lista Vermelha", que aponta as espécies mais ameaçadas de extinção. Ela dividiu as ameaças em quatro categorias: Vulneráveis, Em Perigo, Em Perigo Crítico e Extintos. Vejam abaixo o significado de cada categoria: 

Vulneráveis: 
São aquelas espécies que estão prestes a ser consideradas em perigo se a situação atual não mudar. Entram nessa classificação espécies com menos de 10.000 adultos, como os Lobos-Guarás.



     

Em Perigo: 
São consideradas em perigo aquelas espécies que estarão extintas se a situação atual não mudar rapidamente e estão nessa categoria as espécies que possuem até 2.500 adultos como o Macaco-Uacari.



Em Perigo Crítico: 
Neste caso, uma espécie é apontada como criticamente em perigo quando há um risco muito auto de extinção num futuro imediato. Nesta situação, significa que restam pouco mais de 50 adultos dessa espécie, como é o caso do Condor-da-Califórnia.


Extintos: 
Segundo a WWF, uma espécie animal ou vegetal está extinta quando nenhum ser pertencente a ela tiver sido observado nos últimos 50 anos. É o caso dos pássaros Dodô, que até 1598 viviam em paz nas ilhas Maurício, no sudeste da África, ano em que os portugueses lá chegaram. Como não voavam, eram presas fáceis e deixaram de existir em 1681.




Fonte: Espécies Ameaçadas. Coleção De Olho no Mundo, Editora Abril, 2000.

2 comentários:

  1. Lara, fiquei impressionada com a qualidade das suas publicações!!! Não são apenas fotos bonitas e interessantes, são fotos especiais! E também conteúdo, o que é o mais importante!!!

    Continue assim, filha querida, linda e preciosa como sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mãe, sem vc, parte do meu trabalho não estaria feito... Vc me ajudou muito!!!!!! Obrigado pelas informações e por tuuudo!!!!!!!!!!!!

      Excluir